fofoca | s. f.



1. Ato de querer saber para ir contar a outrem.
2. Fato ou coisa contada em segredo, sem conhecimento do(s) visado(s) ou sem conhecimento real ou efetivo.


A definição do dicionário é clara porém não faz juz à gravidade causada por este ato.

Num primeiro momento pode-se pensar "que mal há em uma fofoca?" . Mas uma fofoca mal(ou bem) contada, sem visão de lucro aparente, demonstra o puro e simples interesse na discórdia. Até que tudo se esclareça, pessoas se ferem, amizades se rompem, laços familiares são abalados, em razão das pessoas se deixarem levar por informações manipuladas.

Por que então creditar um fofoqueiro? Na grande maioria das vezes, ele vem sob a máscara do bem-feitor, alguém que quer lhe por a par daquilo que você não sabia mas "tinha" que saber, e ele lhe fez o grande favor de fazer isso.

Mas é claro que uma estória insossa não tem graça. Então à maneira dele, o fato é distorcido e ampliado, ou simplesmente enfocado de uma maneira que seja impossível não lhe dar atenção ou se importar pelo acontecido. Isto causa um maior impacto e consequentemente uma maior angústia do ouvinte. Nesse momento então é que ele, o fofoqueiro, se mostra solícito à acalentar a vítima de seu veneno. É uma das formas mais cruéis de sadismo.

Até acredito que hajam as fofocas inocentes ou inconscientes, com o real intuito de proteção, mas além de raras não são menos prejudiciais.

Acredita-se em várias origens para o ímpeto de fofocar mas as duas mais comuns são a patológica e a espiritual. Pois sob a influência de uma doença mental ou uma energia negativa intensa, é comum ter prazer em se causar o mal.

O primeiro passo para não sermos vítimas é aprender a filtrar o que nos é dito, impedindo que o divertimento destes seres doentes influencie negativamente no que somos ou em como nos relacionamos com nossos pares.

Se não for o suficiente e nos virmos envolvidos passivamente em uma fofoca, apresente os fatos reais aos envolvidos e repare, na medida do possível, os estragos causados. Fazer-se conhecido por espalhar comentários ou estórias das quais não se tem certeza pode atrair uma certa popularidade ao dito fofoqueiro no início, mas depois, com o esclarecimento do assunto, o descrédito que se causou volta contra quem o desencadeou.

E então nos resta ajudar ao fofoqueiro, não valorizando o que nos é dito em vão, pois estando imunes a estas influências, impedimos que os danos se propaguem através de nós e que o mal seja efetivado. E o mais importante, rezando para que Deus o ilumine e o salve. Pois por mais que os alvos de seus atos sofram, o maior sofredor é o próprio algoz, que leva uma vida sem prazeres e precisa sorver a alegria alheia para seu alento.









O Aeronista


"Pensam que por um homem não saber de uma nova e má fofoca, lhe falta informação. Eu, por minha vez, penso que se ele tem conhecimento de algo bom, já é sábio."

(Blinked Kentwood)

Este post é dedicado à nosso(a) leitor(a) anônimo(a) que fez o favor de tornar-me vitima passiva de uma fofoca e ter inspiração para escrever novamente. Obrigado.

1 comentários:

Pintadinha disse...

QUE DEUS NOS LIVRE DAS COBRAS!

 
© 2009 | O HOMEM-SOFÁ | Por Templates para Você